Direção Musical – Luis Perequê
Técnico – Juliano Sant’Ana
Coordenação – Bernadete Passos
Produção – Antonia Moura
Assistentes – Pablo Almeida, Pedro Scotti, Henrique Milen e Débora Oltramari
Arte – Alexandre Benoit
Fotos – Marta Viana
Webdesign e Conteúdo on line – Bibiana Gil e Thereza Dantas
Vídeo – Matheus Augusto e Fabiana Leite
—
Instituto COLIBRI
O Instituto de Estudos Socioculturais e Ambientais fundado em 2007 tem como objetivo interagir, com o Poder Público, as Universidades e a Sociedade Civil em Geral, visando à promoção da paz, a inclusão social, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais. Promover o desenvolvimento científico e tecnológico, a pesquisa e o estudo nas áreas de saúde, saneamento ambiental, educação, cultura e de sistema administrativos, de tecnologia de informações voltadas para o desenvolvimento cultural, econômico e social. Desde sua fundação trabalha com atividades de fortalecimento da cidadania promovendo inclusão social por meio de projetos culturais, educacionais e ambientais.
Destacamos abaixo projetos desenvolvidos pelo Instituto Colibri:
Projeto Nosso Quiosque – Exposição de Arte, Artesanato e produtos da Ponte Branca- 2009/2010/2011 e 2012
Projeto permanente, instalado em um Quiosque localizado ao lado da Estrada Paraty- Cunha- próximo à sede da filial do Instituto Colibri.
Projeto Ciranda Caiçara -2011 e 2012
Edital da Secretaria de Estado da Cultura de preservação do patrimônio cultural imaterial. Gravação de um CD com os Grupos Musicais de Ciranda tradicionais de Paraty
Cine Mais Cultura – Executado em 2011 – continua em 2012
Premiado no edital do Cine Mais Cultura, o Instituto Colibri e o Cineclube Paraty farão exibições semanais de filmes nos próximos dois anos, com foco na produção nacional e na atividade cineclubista. Para isto, participamos da oficina de capacitação no Rio de Janeiro de 06 a 13 de novembro de 2010 e receberemos equipamento técnico do Ministério da Cultura e filmes da Programadora Brasil.
Projeto Ciranda do Colibri: início em 2010/ 2012
Este projeto foi contemplado como Pontinho de Cultura – O projeto ressalta valores implícitos no ensino musical, dentre eles a concentração, a disciplina, o trabalho em grupo e a apuração da sensibilidade. Sempre com o espírito de participação e compromisso, os profissionais envolvidos, Cirandeiros de Paraty, além de transmitirem conhecimento da cultura local, contribuirão para o desenvolvimento das potencialidades desses jovens, contribuindo, desta forma, para a revitalização da cultura tradicional caiçara.
INSTITUTO COLIBRI
Caixa Postal 74679 – Estrada Paraty-Cunha, km 4,5 – Ponte Branca – Paraty – RJ – Brasil – CEP 23970-000
Fone: 55 (24) 3371-4105 – email: colibri.instituto@gmail.com
Agenda 21: 2010, 2011 e 2012
O Instituto Colibri participa e é integrante da Agenda21 de Paraty.
Paraty Eco Fashion: 2010/2011/2012
Projeto elaborado em 2010, aprovado pelas Leis de Incentivo Federal (Minc- lei Rouanet) e Estadual (Lei do ICMS- Sec. De Cultura do Estado do R.J): Projeto de preservação do patrimônio cultural imaterial (popular /artesanato) que incentive e valorize propostas inovadoras e criativas à sustentabilidade das comunidades tradicionais, fortalecendo e destacando à cultura local e as culturas das mais diversas regiões brasileiras. O projeto fomentará pesquisas e exposição que contemplem no processo de criação a preservação do meio ambiente e que possibilitem sustentabilidade para as comunidades tradicionais do país. Realizado com sucesso nos dias 5, 6 e 7 de agosto de 2011. Em 2012 será realizado nos dias 14,15 e 16 de setembro.
Rede Feminina de Paraty: 2010 e 2011
Fortalecimento e empoderamento de grupos de mulheres fortalecendo os trabalhos artesanais geradores de renda. Encontros mensais com troca de experiência e vivências.
Caminho das Artes: 2011 e 2012
O Caminho das Artes é uma galeria a céu aberto, com exposições permanentes,
localizada na Estrada Real, antigo Caminho do Ouro, no Espaço quinta do Tié, um verdadeiro “corredor cultural”, pois é onde estão concentrados diversos ateliers de arte, ladeados pela beleza da Mata Atlântica.
É nesse cenário que o projeto traz uma proposta inovadora para a cidade de Paraty, proporcionando que a arte contemporânea seja exibida publicamente com acesso gratuito, possibilitando a inclusão social das comunidades locais e atraindo turistas brasileiros e estrangeiros que passam pela Estrada Paraty-Cunha.
Colaborando para que haja um diálogo da cultura com a educação, o Caminho das Artes integrará a visitação de escolas visando o entendimento da arte contemporânea, a valorização dos artistas locais e o contato direto com a obra e o artista onde, alunos, professores e o público interessado poderão interagir e questionar sobre os trabalhos expostos.
As exposições possuem propostas estéticas diferentes que irão enriquecer a discussão e o conhecimento. O Caminho das Artes proporcionará visibilidade para os artistas e para a cidade de Paraty, já conhecida pela sua efervescência e diversidade cultural.
Paraty Recicla: 2011
Instituição escolhida como responsável por elaborar o projeto de reciclagem de Paraty.
Convênio com a Prefeitura Municipal e parceria coma a UFRJ, núcleo de extensão.
Atualmente trabalha na proposta para elaboração do Projeto Horto Florestal de
INSTITUTO COLIBRI
Caixa Postal 74679 – Estrada Paraty-Cunha, km 4,5 – Ponte Branca – Paraty – RJ – Brasil – CEP 23970-000
Fone: 55 (24) 3371-4105 – email: colibri.instituto@gmail.com
Paraty em conjunto com a Associação de Moradores e Amigos da Ponte Branca em discussão com a Secretaria de Agricultura e Secretaria de Planejamento de Paraty.
Projeto Encontros – Um Dia em Paraty – Núcleo Comunidade e Cidadania do Instituto Colibri – 2010
Projeto permanente encontros mensais com grupos de mulheres que trabalham artesanato, corte e costura e culinária como fontes de gerar renda – Facilitadora Luz Marina Gutierrez.
Projeto Pé da Serra – Parceria do Instituto Colibri com o Cineclube Paraty – 2010
Espaço Cultural – Felipe Michelin – Bairro da Ponte Branca—O projeto é permanente e semanal – Todas as sextas-feiras – Público alvo – moradores dos bairros periféricos de Paraty- Ponte Branca e Pantanal.
Projeto Cinema Pé na Estrada – 2010
Projeto em parceria com o Cineclube Paraty e a Prefeitura Municipal de Paraty, executou nove exibições itinerantes de cinema nas comunidades das zonas rurais e costeiras de Paraty durante os meses de novembro e dezembro de 2010.
Plano Municipal de Educação de Paraty: 2010
Secretariou e organizou dado e documentos para a elaboração do Plano Municipal de Educação de Paraty realizando a articulação com a sociedade parisiense construindo um processo participativo e democrático juntamente com a UFRJ e a Sec. Municipal de Educação de Paraty.
Sempre é Tempo: 2008 e 2009
O Instituto Colibri atuou juntamente com a Associação dos Moradores e Amigos da Ponte Branca no projeto de educação para jovens e adultos da ponte Branca- 2007 a 2008- Local-Escola Rural do Bairro. Alfabetização e reforço escolar.
Capacitação em Gestão Cultural: Araraquara-2008
Oficinas para artistas, produtores culturais e interessados
RESPONSÁVEL: Maria Bernadete Passos –Email: instituto@colibri.org.br
ENDEREÇO MATRIZ: Av. Umberto Malavolta, 276 – Jardim Brasília – Araraquara – SP –
CEP 14810-434 – (16) 3335-4555
ENDEREÇO FILIAL: Estrada Paraty-Cunha, km 4,5 – Ponte Branca – Paraty – RJ – CEP
23970-000 – Fone: (24) 3371-4105
parabéns por tudo que faz ,obrigado pelo projeto que fizemos tocando ciranda aqui na pousada do tesouro. estou pronta para o ano 2014 saudade.