Ficha Técnica

Direção Musical – Luis Perequê
Técnico
– Juliano Sant’Ana 
Coordenação
– Bernadete Passos
Produção
– Antonia Moura
Assistentes
– Pablo Almeida, Pedro Scotti, Henrique Milen e Débora Oltramari
Arte
– Alexandre Benoit
Fotos
– Marta Viana
Webdesign e Conteúdo on line – Bibiana Gil e Thereza Dantas 
Vídeo
– Matheus Augusto e Fabiana Leite

Instituto COLIBRI
O Instituto de Estudos Socioculturais e Ambientais fundado em 2007 tem como objetivo interagir, com o Poder Público, as Universidades e a Sociedade Civil em Geral, visando à promoção da paz, a inclusão social, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais. Promover o desenvolvimento científico e tecnológico, a pesquisa e o estudo nas áreas de saúde, saneamento ambiental, educação, cultura e de sistema administrativos, de tecnologia de informações voltadas para o desenvolvimento cultural, econômico e social. Desde sua fundação trabalha com atividades de fortalecimento da cidadania promovendo inclusão social por meio de projetos culturais, educacionais e ambientais.

Destacamos abaixo projetos desenvolvidos pelo Instituto Colibri:

Projeto Nosso Quiosque – Exposição de Arte, Artesanato e produtos da Ponte Branca- 2009/2010/2011 e 2012
Projeto permanente, instalado em um Quiosque localizado ao lado da Estrada Paraty- Cunha- próximo à sede da filial do Instituto Colibri.

Projeto Ciranda Caiçara -2011 e 2012
Edital da Secretaria de Estado da Cultura de preservação do patrimônio cultural imaterial. Gravação de um CD com os Grupos Musicais de Ciranda tradicionais de Paraty

Cine Mais Cultura – Executado em 2011 – continua em 2012
Premiado no edital do Cine Mais Cultura, o Instituto Colibri e o Cineclube Paraty farão exibições semanais de filmes nos próximos dois anos, com foco na produção nacional e na atividade cineclubista. Para isto, participamos da oficina de capacitação no Rio de Janeiro de 06 a 13 de novembro de 2010 e receberemos equipamento técnico do Ministério da Cultura e filmes da Programadora Brasil.

Projeto Ciranda do Colibri: início em 2010/ 2012
Este projeto foi contemplado como Pontinho de Cultura – O projeto ressalta valores implícitos no ensino musical, dentre eles a concentração, a disciplina, o trabalho em grupo e a apuração da sensibilidade. Sempre com o espírito de participação e compromisso, os profissionais envolvidos, Cirandeiros de Paraty, além de transmitirem conhecimento da cultura local, contribuirão para o desenvolvimento das potencialidades desses jovens, contribuindo, desta forma, para a revitalização da cultura tradicional caiçara.

INSTITUTO COLIBRI
Caixa Postal 74679 – Estrada Paraty-Cunha, km 4,5 – Ponte Branca – Paraty – RJ – Brasil – CEP 23970-000
Fone: 55 (24) 3371-4105 – email: colibri.instituto@gmail.com

Agenda 21: 2010, 2011 e 2012
O Instituto Colibri participa e é integrante da Agenda21 de Paraty.

Paraty Eco Fashion: 2010/2011/2012
Projeto elaborado em 2010, aprovado pelas Leis de Incentivo Federal (Minc- lei Rouanet) e Estadual (Lei do ICMS- Sec. De Cultura do Estado do R.J): Projeto de preservação do patrimônio cultural imaterial (popular /artesanato) que incentive e valorize propostas inovadoras e criativas à sustentabilidade das comunidades tradicionais, fortalecendo e destacando à cultura local e as culturas das mais diversas regiões brasileiras. O projeto fomentará pesquisas e exposição que contemplem no processo de criação a preservação do meio ambiente e que possibilitem sustentabilidade para as comunidades tradicionais do país. Realizado com sucesso nos dias 5, 6 e 7 de agosto de 2011. Em 2012 será realizado nos dias 14,15 e 16 de setembro.

Rede Feminina de Paraty: 2010 e 2011
Fortalecimento e empoderamento de grupos de mulheres fortalecendo os trabalhos artesanais geradores de renda. Encontros mensais com troca de experiência e vivências.

Caminho das Artes: 2011 e 2012
O Caminho das Artes é uma galeria a céu aberto, com exposições permanentes,
localizada na Estrada Real, antigo Caminho do Ouro, no Espaço quinta do Tié, um verdadeiro “corredor cultural”, pois é onde estão concentrados diversos ateliers de arte, ladeados pela beleza da Mata Atlântica.

É nesse cenário que o projeto traz uma proposta inovadora para a cidade de Paraty, proporcionando que a arte contemporânea seja exibida publicamente com acesso gratuito, possibilitando a inclusão social das comunidades locais e atraindo turistas brasileiros e estrangeiros que passam pela Estrada Paraty-Cunha.

Colaborando para que haja um diálogo da cultura com a educação, o Caminho das Artes integrará a visitação de escolas visando o entendimento da arte contemporânea, a valorização dos artistas locais e o contato direto com a obra e o artista onde, alunos, professores e o público interessado poderão interagir e questionar sobre os trabalhos expostos.

As exposições possuem propostas estéticas diferentes que irão enriquecer a discussão e o conhecimento. O Caminho das Artes proporcionará visibilidade para os artistas e para a cidade de Paraty, já conhecida pela sua efervescência e diversidade cultural.

Paraty Recicla: 2011
Instituição escolhida como responsável por elaborar o projeto de reciclagem de Paraty.
Convênio com a Prefeitura Municipal e parceria coma a UFRJ, núcleo de extensão.
Atualmente trabalha na proposta para elaboração do Projeto Horto Florestal de

INSTITUTO COLIBRI
Caixa Postal 74679 – Estrada Paraty-Cunha, km 4,5 – Ponte Branca – Paraty – RJ – Brasil – CEP 23970-000
Fone: 55 (24) 3371-4105 – email: colibri.instituto@gmail.com

Paraty em conjunto com a Associação de Moradores e Amigos da Ponte Branca em discussão com a Secretaria de Agricultura e Secretaria de Planejamento de Paraty.

Projeto Encontros – Um Dia em Paraty – Núcleo Comunidade e Cidadania do Instituto Colibri – 2010
Projeto permanente encontros mensais com grupos de mulheres que trabalham artesanato, corte e costura e culinária como fontes de gerar renda – Facilitadora Luz Marina Gutierrez.

Projeto Pé da Serra – Parceria do Instituto Colibri com o Cineclube Paraty – 2010
Espaço Cultural – Felipe Michelin – Bairro da Ponte Branca—O projeto é permanente e semanal – Todas as sextas-feiras – Público alvo – moradores dos bairros periféricos de Paraty- Ponte Branca e Pantanal.

Projeto Cinema Pé na Estrada – 2010
Projeto em parceria com o Cineclube Paraty e a Prefeitura Municipal de Paraty, executou nove exibições itinerantes de cinema nas comunidades das zonas rurais e costeiras de Paraty durante os meses de novembro e dezembro de 2010.

Plano Municipal de Educação de Paraty: 2010
Secretariou e organizou dado e documentos para a elaboração do Plano Municipal de Educação de Paraty realizando a articulação com a sociedade parisiense construindo um processo participativo e democrático juntamente com a UFRJ e a Sec. Municipal de Educação de Paraty.

Sempre é Tempo: 2008 e 2009
O Instituto Colibri atuou juntamente com a Associação dos Moradores e Amigos da Ponte Branca no projeto de educação para jovens e adultos da ponte Branca- 2007 a 2008- Local-Escola Rural do Bairro. Alfabetização e reforço escolar.

Capacitação em Gestão Cultural: Araraquara-2008
Oficinas para artistas, produtores culturais e interessados

RESPONSÁVEL: Maria Bernadete Passos –Email: instituto@colibri.org.br

ENDEREÇO MATRIZ: Av. Umberto Malavolta, 276 – Jardim Brasília – Araraquara – SP –
CEP 14810-434 – (16) 3335-4555

ENDEREÇO FILIAL: Estrada Paraty-Cunha, km 4,5 – Ponte Branca – Paraty – RJ – CEP
23970-000 – Fone: (24) 3371-4105


Uma resposta para “Ficha Técnica

  1. Lidia pousada do tesouro

    parabéns por tudo que faz ,obrigado pelo projeto que fizemos tocando ciranda aqui na pousada do tesouro. estou pronta para o ano 2014 saudade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s